Adriano Arrué Melo

O que é possível cultivar neste Outono/Inverno?

Estamos na época de implantação dos cultivos de inverno na região. O trigo é a principal cultura implantada nessa época. Entretanto, as estimativas são de que tenhamos uma redução de cerca de 12% na área cultivada na região, totalizando cerca de 110 mil hectares com esse cereal.


Perspectivas para área de trigo

O trigo é o carro chefe das culturas de inverno, o custo estimado por hectare está entre R$ 2,5 mil e R$ 3 mil atualmente. Sendo assim, os agricultores precisam produzir no mínimo entre 40 e 45 sacos por hectare para cobrir os custos de produção, com os valores atuais.


Cuidados com as doenças da cultura

As previsões seguem apontando um inverno com chuvas acima da média para os próximos meses, se essa previsão de confirmar, será necessária muita atenção com a ocorrência de doenças na cultura do trigo. As doenças que ocorrem são ferrugem, manchas foliares e principalmente giberela, que infecta na floração do trigo.


Cultivares de trigo 

A Embrapa Trigo, de Passo Fundo, realizou um evento no final do mês de maio, quando foram apresentadas novas cultivares de trigo, dentre essas, chamou atenção os trigos forrageiros, que são usados para pastejo. Foram apresentadas cultivares que não exigem frio para produção de massa verde, podendo ser uma alternativa para um cultivo antecipado. Além disso, outras duas cultivares que tem ciclo de mais de 200 dias, possibilitando 6 a 8 cortes e com percentual de proteína acima de 20%.


Novas alternativas

Essas novas cultivares desenvolvidas podem ser uma alternativa muito interessante para quem trabalha com gado de leite. Embora essa não seja uma atividade hoje com grande utilização na nossa região, essas ferramentas podem fomentar o crescimento de novas fontes de renda aos agricultores da região durante o inverno.

 

Aveia branca

Outra cultura de inverno importante na nossa região é aveia branca, ocupando uma área de quase 50 mil hectares. Essa cultura é extremamente flexível, pois pode ser utilizada para produção de grãos, mas também pode ser utilizada para produção de feno, silagem e forragem. Além disso, como cobertura vegetal, melhorando a estrutura do solo e reduzindo a erosão do solo.


Canola

A canola na nossa região tem previsão de uma área de cerca de quase 10 mil hectares nessa safra de inverno. Essa é uma cultura que vem crescendo muito no Estado, principalmente por apresentar um ciclo mais curto que o trigo, facilitando o plantio das culturas de verão.


Mix de plantas de inverno

 
Para quem busca uma cobertura de solo e ciclagem de nutrientes, uma boa opção nessa época é um mix de espécies de inverno. Essa é uma alternativa muito interessante, principalmente para evitar futuros problemas com plantas daninhas na soja.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pulverização aérea de agrotóxico pode ser proibida no Estado: quais as consequências? Anterior

Pulverização aérea de agrotóxico pode ser proibida no Estado: quais as consequências?

Agricultores: esse é um momento de planejamento Próximo

Agricultores: esse é um momento de planejamento